Guia completo sobre os famosos vinhos de Bordeaux
A França é reconhecida mundialmente como país produtor de vinhos de altíssima qualidade. É o berço de grandes uvas viníferas famosas e renomadas, além de possuir um terroir único e técnicas de vinificação complexas desenvolvidas em um processo longo. Os vinhos de Bordeaux são uma prova desse conjunto de fatores. A região é banhada pelo estuário de Gironde, que divide o território entre margem esquerda e direita. Ambos os lados dão origem a vinhos célebres e com características distintas.
Se você é um enófilo apaixonado e quer entender mais sobre as peculiaridades dos vinhos de cada uma das margens de Bordeaux, continue a leitura deste texto até o fim!
O que são os vinhos de Bordeaux?
Vinhos de Bordeaux são todos os vinhos que são produzidos na região de Bordeaux, na França, independente se é tinto, branco ou rosé. Eles são mundialmente conhecidos pela sua qualidade e características únicas, utilizando cortes (blends) de uvas.
Apesar de terem uma pronúncia parecida, os vinhos de Bordeaux não são Produzidos com a uva bordô, que é americana e comumente utilizada para geleias, sucos e vinhos de mesa.
Conhecendo a região de Bordeaux
Localizada no Sudoeste da França e banhada pelo Oceano Atlântico, a região vinícola de Bordeaux é a principal do país, sendo uma das mais importantes do mundo.
Em geral, os vinhos de Bordeaux possuem corpo médio a intenso, com notas de frutas pretas, como a jabuticaba e ameixa preta, grafiti e mineral. No paladar, há taninos expressivos que trazem longevidade aos rótulos.
As uvas mais utilizadas e nativas da região são cabernet sauvignon e merlot, sendo que essa última pode aparecer tanto em varietais quanto em assemblage, como no famoso corte bordalês.

A região de Bordeaux no mapa e suas margens.
As margens e os vinhos de Bordeaux
Um dos fatores determinantes para o sucesso de Bordeaux é o estuário de Gironde, que divide a região. É formado pelos rios Garonne e Dordogne, que banham, respectivamente, as margens esquerda e direita.
Cada margem possui características únicas que influenciam o cultivo das uvas e o perfil dos vinhos produzidos.
Margem esquerda
A margem esquerda, é conhecida pelos terroirs prestigiados e pela história rica. Abrange, principalmente, as sub-regiões do Médoc e Graves, que incluem algumas das mais renomadas comunas produtoras de vinho do mundo, como Pauillac, Margaux e Saint-Julien.
Os solos são predominantemente de cascalho, com drenagem excelente, e favoráveis para a produção de uvas de alta qualidade, pois forçam as vinhas a aprofundar suas raízes em busca de água, o que melhora a concentração dos sabores nas uvas.
Na margem esquerda, a cabernet sauvignon é a estrela principal. Devido ao solo de cascalho e ao clima com boa continentalidade, os vinhos produzidos desse lado são caracterizados por uma alta estrutura tânica, grande capacidade de envelhecimento e perfil aromático complexo, que inclui notas de cassis, grafite, violeta, tabaco, cacau e alcaçuz.
Além da cabernet sauvignon, outras uvas importantes nessa margem incluem merlot, cabernet franc, petit verdot e, ocasionalmente, malbec e petit verdot.

Vinícola em Bordeaux, na margem esquerda do Gironde.
Os vinhos produzidos na região têm um grande potencial de guarda graças a seu sabor intenso, taninos firmes e boa acidez, podendo alcançar a marca dos 10 anos.
Uma dica para encontrar rótulos desse local é procurar por denominações de origem (chamadas na França de Appellation d’origine contrôlée) como a Médoc A.O.C. e a Haut-Médoc A.O.C..
Margem direita
A margem direita possui terroirs igualmente excepcionais. As sub-regiões mais famosas incluem Saint-Émilion e Pomerol, que são lar de alguns dos vinhos mais aclamados e caros do mundo.
Os solos dessa parte de Bordeaux são predominantemente compostos de argila e calcário. A retenção de água é melhor do que na margem esquerda, o que beneficia especialmente a casta merlot, que predomina na região e se desenvolve muito bem nessas condições.
Aqui, a merlot é a casta mais plantada. Os vinhos produzidos tendem a ser mais macios, ricos notas de couro, morango, figo, ameixa, baunilha, amêndoas assadas e fumaça e com taninos mais aveludados.
A cepa é frequentemente combinada com a cabernet franc, que adiciona complexidade aromática e estrutura. Em menor quantidade, podem ser usadas também cabernet sauvignon e malbec.
Assim como a margem esquerda, os rótulos também possuem um bom potencial de guarda, até maior, podendo envelhecer até 30 anos.

Vinícola em Saint-Émilion, na margem direita de Bordeaux.
As denominações de origem mais conhecidas da margem direita são Saint-Émilion A.O.C. e suas variações, como a Montagne-Saint-Émilion A.O.C. e a Saint-Georges-Saint-Émilion A.O.C.
Uvas de Bordeaux: as principais castas
Para a produção dos vinhos de Bordeaux, utilizam-se seis variedades principais de uvas, sendo três tintas e três brancas. Além disso, existem vinhas complementares, conhecidas como auxiliares, que são usadas em pequenas quantidades para dar um toque extra às bebidas.
- Veja também: Guia de uvas do Divvino!
Uvas tintas
As uvas tintas compõem mais de 80% das plantações no corte bordalês. O blend produzido por meio dessas uvas muda de uma margem para outra: enquanto à esquerda utiliza uma porcentagem maior de cabernet sauvignon, do lado direito costuma-se utilizar o merlot.
Cabernet sauvignon
As uvas cabernet sauvignon estão entre as mais conhecidas e famosas da França. Com ampla produção na região de Bordeaux, possuem taninos firmes e estrutura robusta, trazendo aromas de frutas escuras, como a ameixa, e notas herbáceas.
Os vinhos de Bordeaux produzidas com a cabernet sauvignon são encorpados e com enorme potencial de envelhecimento. É uma uva-chave em blends da região de Bordeaux, tradicionalmente misturada com outras uvas tintas regionais.

Para produzir vinhos de Bordeaux, são utilizadas seis variedades de uvas principais.
Merlot
Outra uva clássica francesa, os vinhos feitos com a merlot possuem concentração menor de taninos e apresentam notas de frutas vermelhas, como a cereja. São bem mais frutados e leves.
Vinhos de Bordeaux com merlot são ótimos para serem apreciados jovens, mesmo que eles possuam bom potencial para envelhecimento.
Cabernet franc
A uva cabernet franc é uma variedade importante em blends da região de Bordeaux e está entre as seis uvas autorizadas do corte bordalês. Com taninos moderados e acidez refrescante, traz aromas de frutas vermelhas, especiarias e florais.
É uma uva que amadurece cerca de uma semana antes da cabernet sauvignon e pode apresentar características diferentes, a depender do clima e região em que foi cultivada.
Petit verdot
Reconhecida por fornecer cor, taninos e notas aromáticas únicas, a petit verdot é usada principalmente em misturas nos vinhos de Bordeaux. É uma casta pequena e de maturação tardia, condição que pode tornar desafiador seu cultivo em climas imprevisíveis.
Vinhos elaborados com petit verdot, geralmente, apresentam aromas de frutas negras, como amora e cereja negra, ervas secas, assim como couro, tabaco e especiarias.
Estrategicamente utilizada em pequenas proporções junto com cabernet sauvignon, merlot e cabernet franc, a casta pode transformar o perfil da bebida, adicionando intensidade de cor, textura e notas aromáticas interessantes.

A uva petit verdot é utilizada como auxiliar nos melhores vinhos de Bordeaux.
Uvas brancas
Apesar de terem uma produção em menor escala, as uvas brancas da região de Bordeaux são conhecidas pela versatilidade e qualidade. Elas são utilizadas na produção de vinhos de sobremesa, como também para vinhos brancos, que são famosos no mundo todo.
Sauvignon blanc
A sauvignon blanc é uma das uvas brancas mais conhecidas da região, sendo utilizada na produção de vinhos secos e refrescantes.
Com notas de frutas cítricas e ervas frescas no paladar ela possui boa acidez. É possível que você note também frutas tropicais, como abacaxi ou até mesmo maracujá.
É uma uva com corpo leve e elegante, que produz vinhos jovens, que devem ser consumidos entre o primeiro e sexto ano após a colheita.
- Leia também: Sauvignon blanc: descubra 5 opções de harmonização
Uva muscadelle
Enquanto cabernet sauvignon e merlot dominam o cenário dos vinhos de Bordeaux, há uvas menos conhecidas que também geram vinhos excepcionais. A muscadelle é uma dessas castas discretas que contribuem para a riqueza e a diversidade dos vinhos da região. Ela prospera em solos variados, mas especialmente em terrenos argilo-calcários, que ajudam a intensificar aromas e sabores.
A muscadelle é uma uva branca com aromas intensos e florais, frequentemente descritos como sendo de flores brancas, almíscar e frutas tropicais, como lichia e abacaxi. Possui acidez equilibrada e corpo mais leve.
A casta é frequentemente encontrada em blends ao lado de outras uvas brancas de Bordeaux, como sémillon e sauvignon blanc. Apesar de raramente ser a uva predominante, ela adiciona profundidade e elegância aos vinhos, garantindo um perfil aromático exclusivo.
Uva sémillon
Esta uva é uma das grandes protagonistas na elaboração dos vinhos brancos de Bordeaux. Versátil, tem a capacidade de produzir rótulos de sobremesa, como os Sauternes, assim como vinhos brancos secos com ótimo potencial de guarda.

Uva sémillon: protagonista nos vinhos brancos de Bordeaux.
Os vinhos elaborados com sémillon apresentam perfil aromático rico e variado, dependendo do estilo de vinificação e do tempo de envelhecimento.
- Aromas primários: mel, frutas de caroço, como pêssego e damasco, frutas cítricas, como limão, e flores brancas.
- Aromas secundários (com envelhecimento): nozes, cera de abelha, amêndoas e notas tostadas.
Vinhos de Bordeaux para experimentar
Agora que você entende o motivo da fama dos vinhos de Bordeaux, queremos que você conheça alguns rótulos que trazem todo o sabor e aroma da região.
Château Soliel Puisseguin Saint-Émilion
Da região de Saint-Émillion, 80% do vinho amadurece em barricas. Possui aromas marcantes de frutas pretas sobremaduras, como cerejas e cassis, e notas delicadas de chocolate e especiarias. Tem tonalidade púrpura intensa e excelente intensidade, trazendo equilíbrio entre taninos macios e acidez vibrante.
Harmoniza muito bem com pato recheado, massa com codorna, lasanha e churrasco de costela.
Château Romefort Haut-Médoc
Este é um vinho da região do Haut-Médoc, conhecido por um terroir único, com cascalho da Garonne e areia preta, o que traz frescura complexidade para os vinhos.
O Romefort tem em sua composição 70% merlot e 30% cabernet sauvignon, o que resulta em aromas ricos, com notas de frutas vermelhas, ervas e especiarias. É um tinto de corpo médio e com textura refinada e sedosa.
Harmoniza com carnes vermelhas, como filé mignon, aves e queijos médios e maturados.
Comtesse Saint Hilaire
O La Comtesse é formulado com blend das castas cabernet sauvignon e merlot, não tendo passagem por madeira. Possui coloração rubi e aromas de frutas pretas sobremaduras, especiarias doces e mineral. No paladar, possui corpo médio e persistência.
É um vinho que harmoniza muito bom com carnes brancas condimentadas, carnes vermelhas magras grelhadas e massas com molho vermelho.
Prélude à Grand-Puy Ducasse Pauillac
Este vinho é elaborado na região de Pauillac, onde o solo apresenta cascalhos e sílica. As vinhas que originam essas uvas têm cerca de 34 anos, que possuem uma baixa produção por pé ocasionando mais qualidade e vinhos mais intensos. . Em sua composição, 60% merlot e 40% cabernet sauvignon, o que proporciona um vinho encorpado e envolvente. É possível sentir deliciosas notas de frutas pretas e especiarias.
Harmoniza com entrecôte grelhado, risoto de carnes de caça, pato recheado e tábua de chacurtaria e queijos de massa dura.
Os vinhos de Bordeaux são renomados pelo mundo inteiro, conhecidos pela elegância e complexidade de sabores e aromas. Se você pretende conhecer os principais terroirs do mundo dos vinhos, não deixe de experimentar os grandes rótulos de Bordeaux. A experiência será única.
No divvino.com.br, você encontra os melhores vinhos de Bordeaux e de outras regiões da França. Para conferir e abastecer sua adega, clique na imagem abaixo!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!





