skip to Main Content
Vinhos Para O Outono: Descubra 5 Opções Para A Estação

Vinhos para o outono: descubra 5 opções para a estação

No Hemisfério Sul, a chegada do outono é marcada pelo equinócio do mês de março e se estende até o solstício de inverno, em junho. Nessa estação, os dias ficam gradativamente mais curtos, as temperaturas são levemente mais amenas e as folhagens das árvores secam e caem.

A escolha de vinhos para o outono pode ser um desafio para os enófilos. Enquanto as opções para verão e inverno são mais óbvias, é preciso prestar atenção para optar por rótulos que combinem com as características corretas.

Um bom vinho é capaz de influenciar diretamente os seus sentidos e sensações. Um tinto encorpado e mais alcoólico, por exemplo, pode aquecer seu corpo e ser uma ótima companhia para dias mais frios. Já um espumante ou frisante traz frescor ao paladar, e é ótimo para desfrutar durante o verão.

O mesmo vale para os aromas: fragrâncias mais frescas, de frutas e flores, podem combinar melhor com dias mais quentes, ao passo que cheiros rústicos (madeira, tabaco, chocolate, café) remetem ao clima frio.

Para combinar com o outono, o ideal é buscar vinhos com características para clima ameno. Aromas como de castanhas, vegetais e frutas em estágios avançados (de geleia ou secos) também podem criar uma boa similaridade.

Além disso, as harmonizações com pratos típicos de outono influenciam na escolha do vinho. Alimentos quentes, como sopas e caldos, carnes com molho, castanhas e frutos secos, são algumas das opções consumidas durante a estação.

1. Tempranillo

É a principal uva da Espanha, conhecida por sua versatilidade. Com intensidade e corpo médios, pode gerar tanto vinhos jovens, leves e frutados quanto intensos e tânicos, quando barricados.

Os aromas de frutas secas e frutas negras maduras, ervas, madeira e tabaco combinam perfeitamente com o clima e as características do outono.

Os vinhos da uva Tempranillo harmonizam bem com carnes vermelhas de sabor mais suave e sem muita gordura, como filé mignon, pernil suíno e carnes de caça. Outras combinações comuns são com alimentos à base de tomate, massas assadas e paella, um dos pratos mais famosos da gastronomia espanhola.

2. Chardonnay com estágio em barrica

A Chardonnay é conhecida como “a mais tinta das uvas brancas” graças ao seu paladar encorpado. Ao mesmo tempo, é uma casta que oferece uma grande complexidade aromática, desenvolvendo notas de baunilha e manteiga quando estagiada em barrica.

Trata-se de um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar com sabor bem definido, carnes brancas e queijos, sejam eles macios (como brie e camembert) ou de pasta semidura (como edam e gouda).

vinhos para o outono chardonnay

Um Chardonnay envelhecido em barrica acompanhado de queijos é uma ótima combinação para o outono.

3. Malbec

Para quem não abre mão de um tinto forte, a uva Malbec é uma excelente opção de vinho para o outono. Muito consumido em dias mais frios, traz sabores e aromas de frutas vermelhas e negras.

Uma sugestão é optar por bebidas com uma passagem rápida por barrica, que possam ter desenvolvido notas mais rústicas. Será uma experiência gastronômica interessante!

Para a harmonização, não tem erro: carnes vermelhas mais gordurosas grelhadas ou uma tábua com uma grande variação de queijos.

vinhos para o outono malbec

vinhos para o outono botao

4. Rosés encorpados

Se você é daqueles que não abre mão de um rosé independentemente da estação, opte por um rótulo mais encorpado durante o outono, feito a partir de uvas Syrah, Sangiovese e Cabernet Franc.

O ideal é buscar por uma bebida mais escura e com certa presença de taninos. Vinhos rosés frisantes e com acidez elevada não são recomendados para a estação, trazendo um frescor incompatível com o clima ameno.

5. Cabernet Sauvignon

Para o outono, não poderiam faltar bons rótulos da “rainha das uvas tintas”. Com bom corpo e uma graduação alcoólica de até 15%, levemente mais alta que a média, essa casta rende bebidas aromáticas e com personalidade.

Se você busca por bebidas mais frutadas, como notas de ameixa, cereja e groselha, é recomendado optar por um rótulo do Novo Mundo. Já se tem preferência por bebidas mais intensas e com aromas de especiarias e tabaco, invista em um Cabernet Sauvignon francês. Ambas as opções são excelentes para a estação.

Cada estação tem características que combinam melhor com determinados tipos de vinhos. Para fazer sua escolha, é importante prestar atenção à intensidade e aos aromas presentes nos rótulos.

Para conferir nossa seleção especial de vinhos para o outono, clique no banner abaixo!

vinhos para o outono cabernet sauvignon

 

Back To Top