skip to Main Content
8 Vinícolas No Brasil Que Valem A Pena Conhecer! [atualizado]

8 vinícolas no Brasil que valem a pena conhecer! [atualizado]

Para quem ama explorar a cultura e as novidades do mundo dos vinhos, o enoturismo é indispensável! Com ele, é possível conhecer e se apaixonar por novos rótulos, descobrir como a produção das suas bebidas favoritas funciona, visitar paisagens de tirar o fôlego e muito mais! 

E não são apenas as regiões vitiviníferas estrangeiras que têm muito a oferecer em termos de experiências enoturísticas. Inúmeras vinícolas no Brasil possuem passeios incríveis, degustação com rótulos premiados, museus, colheitas noturnas e diversas outras atrações. 

Para que você descubra o que há de mais incrível no enoturismo nacional, elencamos neste post uma lista com as vinícolas do Brasil, situadas em diferentes regiões que valem muito a pena conhecer. Também incluímos as opções de passeio. Boa leitura! 

1. Vinícola Thera 

Localizada no município de Bom Retiro, na Serra Catarinense, a Vinícola Thera vem ganhando espaço no cenário nacional pela combinação entre clima de altitude, vinhedos cuidadosamente planejados e uma filosofia de produção voltada para vinhos elegantes, frescos e de personalidade. 

O projeto começou em 2013, inserida na Fazenda Bom Retiro, e os vinhos começaram a ser vendidos em 2015. Além dos rótulos, a vinícola conta com pousada, residencial,  wine bar e sede própria. 

A Pousada Fazenda Bom Retiro possui hospedagem, piscina, restaurante e área de bem-estar. É possível fazer passeio turístico pela vinícola e pelos vinhedos. Já o Residencial Fazenda Bom Retiro é um condomínio fechado dentro de uma vinícola, com vista para as montanhas da Serra Catarinense.   

Já no Thera Winebar, localizado no rooftop da área de produção de vinhos, é possível degustar os rótulos e comer no restaurante. 

Um dos rótulos da Thera que você encontra no divvino.com.br é o elaborado com sauvignon blanc, premiado com 90 pontos no Wines of Brazil Awards (WBA).  

Thera Sauvignon Blanc apresenta cor amarelo-palha e revela um perfil aromático intenso e fresco, com notas de frutas tropicais, ervas frescas e mineralidade. Tem sabor vibrante, seco e muito refrescante, ideal para acompanhar frutos do mar, ceviches, saladas, pratos da culinária asiática e massas ao molho branco. 

Vinho Branco Brasileiro Thera Sauvignon Blanc

2. Vinícola Terranova

A Vinícola Terranova faz parte da Miolo Wine Group e está localizada no Vale do São Francisco, na Bahia. O estado é, no momento, o único lugar no mundo capaz de realizar mais de uma safra por ano, podendo chegar a três. O clima quente da região permite a criação de vinhos encorpados e com alta estrutura aromática.  

O destaque da Vinícola Terranova está na produção de espumantes com as uvas chenin blanc, sauvignon blanc, verdejo, moscato e grenache. Além disso, elabora vinhos com a shiraz, que está se tornando cada vez mais conhecida na Bahia. Segundo a marca, os rótulos produzidos são alegres, joviais, intensos e representam a brasilidade característica do Nordeste.  

Durante a visitação, é possível conhecer como funcionam os processos de produção, passear pelos vinhedos, degustar vinhos finos Terranova com o auxílio de um enólogo ou sommelier, além de comprar seus rótulos favoritos na loja.

Vinhedos da Vinícola Terranova

Uma das excelentes vinícolas no Nordeste do Brasil, Terranova faz parte do Miolo Wine Group. Imagem | Reprodução/Miolo

O espumante da Terranova é elaborado com uvas moscado pelo método italiano Asti. É uma bebida de sobremesa que pode ser servida como aperitivo, com baixa graduação alcoólica.   

Possui coloração amarelo-claro, com perlage fino e contínuo. O aroma é de mel com notas de frutas brancas. Em boca, é fresco, com sabor adocicado, harmonizando muito bem com frutas, bolos leves, panna cotta, tarteletes de frutas e pratos salgados que tenham toque agridoce. 

Espumante Terranova Tropical Moscatel 

3. Vinícola Luiz Argenta 

Localizada em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, é uma das vinícolas brasileiras que conta com uma arquitetura moderna e diferenciada, além de suas paisagens de tirar o fôlego. O empreendimento foi fundado em 2009 por Deunir e Neco Argenta, filhos de Luiz Argenta, a quem dedicaram o nome da vinícola. 

Os visitantes que desejam conhecer a vinícola podem desfrutar de uma visita guiada, aproveitar degustações orientadas, participar da colheita das uvas e poda das vinhas. A arquitetura do local conta também wine bar, boutique e espaço exclusivo de eventos.  

Além disso, os visitantes podem visitar o Clô Restaurante, um espaço elegante e conceituado para desfrutar de momentos entre amigos e familiares. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 12h às 15h. 

No site da vinícola, você pode conferir mais informações e valores detalhados de acordo com os passeios oferecidos. 

Vinícolas no Brasil - Luiz Argenta

A vinícola Luiz Argenta conta com arquitetura moderna e aposta na inovação em seus rótulos. | Imagem: Reprodução/TripAdvisor

O vinho Luiz Argenta Jovem Rosé chama atenção à primeira vista pelo design inconfundível: a garrafa exclusiva com curvas elegantes e modernas, que se tornou marca registrada da vinícola.  

Mais do que uma embalagem diferenciada, essa apresentação traduz a filosofia da casa: unir inovação, estética e qualidade em cada detalhe da experiência do vinho. A linha “Jovem” foca em vinhos frescos, frutados e prontos para serem consumidos sem necessidade de guarda. 

O rótulo apresenta coloração rosa delicada. O aroma é de frutas vermelhas e flores vermelhas secas. Em boca, a bebida é equilibrada de estrutura média, com retrogosto intensamente frutado. Acompanha muito bem aperitivos, como bruschettas, massas ao molho de queijos ou bechamel, além de sashimis de peixes. 

Vinho Rosé Luiz Argenta Jovem

4. Vinícola Miolo

Outra que não deve faltar na lista de vinícolas brasileiras é a Miolo. Trata-se de um complexo enoturístico localizado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O passeio pela propriedade inclui visita aos tanques, barricas e caves de espumantes utilizados na elaboração dos vinhos.  

A visita por uma das melhores vinícolas no Brasil dura aproximadamente 1 hora. Durante o passeio, há a degustação de rótulos da casa, que podem ser comprados na loja do complexo posteriormente. Os visitantes são acompanhados por um enólogo ou sommelier, para conhecerem curiosidades e história da empresa. 

Vinícolas no Brasil - Miolo

Se você procura por vinícolas em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o Miolo Wine Group oferece uma experiência enoturística completa em seu complexo na Serra Gaúcha. Imagem | Reprodução/O Globo

O Miolo Seleção Chardonnay Viognier é um vinho branco brasileiro que destaca a harmonia entre duas variedades emblemáticas: a chardonnay, conhecida por sua estrutura e elegância, e a viognier, famosa pelos aromas exuberantes e perfil aveludado. 

Apresenta coloração amarelo-palha, límpida e brilhante. No nariz, oferece um conjunto aromático envolvente, com notas de pêssego. Em boca, possui estrutura leve e agradável, com ótimo frescor. Harmoniza com saladas, frutos do mar, mariscos e peixes grelhados. 

Vinho Brasileiro Miolo Seleção Chardonnay Viognier

5. Vinícola Família Salton 

 Localizada em Bento Gonçalves, a cidade do vinho no Rio Grande do Sul, a Vinícola Salton conta com diferentes modalidades de visitação e é um prato cheio para quem gosta de história e tradição. Com mais de 100 anos de existência, a empresa produz alguns dos vinhos e espumantes mais vendidos no Brasil.  

Se você quiser conhecer os vinhedos e como funcionam os processos de fermentação dos vinhos espumantes, além do engarrafamento dos exemplares, vale a pena participar do Tour Intenso. O passeio inclui também a visita à Galeria dos 100 Anos, na Ala Histórica do complexo enoturístico.  

No Tour Gerações, além das visitas mencionadas acima, você participa de uma experiência enogastronômica na Sala Secreta, localizada nas Caves Subterrâneas da vinícola. Neste passeio, também conhece rótulos especiais e de edição limitada. 

Vinícola Família Salton

Fundada há mais de 100 anos e uma das mais renomadas vinícolas no Brasil, Família Salton é um dos grandes complexos enoturísticos do Rio Grande do Sul. Imagem: Reprodução/O Globo

A linha Séries, da Salton, busca destacar o caráter puro das uvas, e no caso do moscatel, evidencia todo o potencial aromático dessa variedade tão querida entre os brasileiros.  

O espumante Salton Séries Moscatel possui tonalidade amarelo-pálida e perlage fina, com aroma de flores e frutas brancas e cítricas. No paladar, é equilibrado, agradável, leve e muito refrescante. Ideal para acompanhar aperitivos, como bruschettas, e sobremesas, como mousses e frutas frescas. 

Espumante Salton Séries Moscatel

6. Vinícola Casa Perini 

Uma das principais vinícolas no Sul do Brasil está localizada entre as colinas e as videiras da I.G. Vale Trentino, em Caxias do Sul: a Casa Perini. Desde a época do pioneiro Benildo Perini, recebe e acolhe visitantes com vinhos e alimentos de produção própria.  

Aberta diariamente para compras e degustação de vinhos, a vinícola oferece diversos tipos de experiências enoturísticas. É possível pedalar entre os vinhedos, degustar os rótulos superpremiados e fazer um piquenique em meio aos vinhedos depois de pegar uma carona na Vino Kombi.  

Uma experiência pontual, que ocorre normalmente em fevereiro, é a possibilidade do visitante praticar a colheita e a pisa das uvas, no melhor estilo italiano, durante o período de vindima (colheita da uva).  

Vale também conhecer o Restaurante Beatrice, situado dentro da Vinícola Casa Perini e gerenciado pelos chefes Vicente Homero Perini e Arthur De Antoni Perini. O ambiente conta com amplo cardápio de petiscos e menu especial para almoço de segunda a domingo. Tudo isso harmonizando com uma bela vista! 

Imagem de um espumante da vinícola Casa Perini

A Casa Perini está situada entre as colinas e as videiras do Vale Trentino, em Caxias do Sul. | Imagem: Reprodução/Vinícola Casa Perini

O Espumante Casa Perini Moscatel é uma das bebidas mais premiadas do Brasil. Foi eleito o 5º Melhor Vinho do Mundo, em 2017, além de ficar com o 1º lugar em espumantes. Com coloração clara e perlage persistente, seu aroma é frutado, possui notas florais e um paladar doce balanceado com o fresco. É ideal para harmonizar com sobremesas, como tortas leves, pavês, cheesecakes e pratos salgados ao molho de laranja. 

Espumante Casa Perini Moscatel

7. Vinícola Quinta da Neve 

Localizada em São Joaquim, na Serra Catarinense, a Quinta da Neve é uma vinícola fundada em 1999 que vem se destacando no cenário nacional por sua dedicação à produção de vinhos de altitude e clima frio, uma condição rara no Brasil e extremamente favorável para a elaboração de rótulos elegantes e aromáticos.  

O nome da vinícola faz referência às frequentes geadas e até episódios de neve que ocorrem na região, reforçando a singularidade do terroir catarinense. 

A vinícola cultiva uvas em altitudes que ultrapassam os 1.200 metros acima do nível do mar, o que proporciona uma maturação mais lenta e equilibrada das uvas, preservando acidez natural, intensidade aromática e frescor. Conta com rótulos que envolvem castas como cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay, pinot noir, merlot, malbec, sangiovese, touriga nacional e montepulciano. 

É possível visitar a vinícola e fazer degustação de rótulos. Confira informações nos perfis oficiais da Quinta da Neve. 

Vinho Rosé Quinta Da Neve Rosa da Neve

8. Vinícola Casa Geraldo 

Em meio às montanhas do sul de Minas Gerais, na cidade de Andradas, está a Casa Geraldo, uma das vinícolas mais tradicionais do estado e referência em enoturismo no Brasil.  

Fundada oficialmente em 1968 por imigrantes italianos, a vinícola leva o nome de Geraldo Borges de Souza, que transformou uma tradição familiar de produção artesanal em um projeto profissional que hoje é reconhecido em todo o país. 

O clima ameno da região, com influência da Serra da Mantiqueira, e o solo de boa drenagem criam condições favoráveis para o cultivo de diferentes castas. A Casa Geraldo também aposta em vinhos elaborados a partir da técnica de duas safras por ano — chamada de “dupla poda” (situação que só encontramos no Brasil) — adaptando a colheita para o inverno, quando há maior amplitude térmica e concentração de açúcares, o que resulta em vinhos mais intensos e aromáticos.  

A vinícola oferece o melhor do enoturismo da Serra da Mantiqueira. Existe o Passeio Ouro, indicado para quem almeja saber sobre detalhes mais técnicos dos rótulos e da produção, e o Prata, que funciona como uma porta de entrada para o mundo do vinho; ambos contam com degustações.  

Existe também o Passeio do Enólogo, que conta com café da manhã e almoço harmonizado, além de apreciação da bebida em diversas etapas do percurso, feita em uma jardineira ao longo da vinícola.

Nossa recomendação de rótulo é o shiraz da Casa Geraldo..A casta se adaptou surpreendentemente bem ao terroir de Andradas. A vinícola soube explorar essas condições para extrair o lado mais frutado, envolvente e condimentado dessa variedade de origem francesa, hoje consagrada em diversos países produtores.  

Visualmente, apresenta coloração rubi intensa, com aromas potentes de frutas negras maduras, envolvidas por notas de especiarias doces, pelo fato de possuir amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês. No paladar, possui ótima intensidade e é ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, risoto de alho-poró e tábua de frios. 

Casa Geraldo Shiraz

O cenário de vinícolas no Brasil é diverso e promissor. De Norte a Sul, produtores vêm investindo em tecnologia, aprimorando práticas de cultivo e criando experiências únicas para quem aprecia um bom vinho. Seja nas regiões tradicionais, como o Vale dos Vinhedos, ou em polos emergentes, como a Serra Catarinense e o Sul de Minas, o que se encontra são vinhos cada vez mais autênticos, expressivos e com identidade brasileira.   

Visitar essas vinícolas é uma experiência enriquecedora, mas você também pode descobrir os sabores do Brasil sem sair de casa. No divvino.com.br, você encontra uma seleção completa de vinhos brasileiros, com rótulos das principais vinícolas do país, prontos para harmonizar com momentos especiais ou para renovar sua adega com variedade e qualidade. Aproveite! 

banner vinhos brasileiros no divvino

 

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo