
Hambúrguer e vinho: receitas e sugestões para harmonizar
Harmonizar hambúrguer com vinho pode parecer uma escolha ousada, considerando a ideia tradicional de que o vinho é mais apropriado para pratos sofisticados. Contudo, a versatilidade do sanduíche, com sua infinidade de opções de recheios, diversas possibilidades são abertas para criar combinações incríveis com diferentes tipos de vinhos.
Vamos explorar algumas sugestões de harmonizações, juntamente com receitas de hambúrgueres que podem ser acompanhados por vinhos específicos. Boa leitura!
Hambúrguer e vinho: dicas gerais de harmonização
Como a harmonização entre hambúrguer e vinho exige atenção, algumas dicas podem te ajudar a criar a combinação perfeita entre o alimento e a bebida. Assim, você aproveita ao máximo o momento da degustação.
De maneira geral, o ideal é evitar ingredientes como cebola crua e ovos, porque eles nem sempre harmonizam bem com vinhos. Além disso, não combine tintos com receitas muito picantes, pois pode ser que essa característica do hambúrguer seja acentuada, gerando um paladar excessivamente apimentado. Portanto, cuidado com a pimenta!
Como estamos falando de um lanche comumente preparado com carnes vermelhas, queijo e pão, tintos estruturados, tânicos e com boa acidez são uma ótima pedida, já que pedem, justamente, por alimentos intensos.

Escolher vinho que combina com hambúrguer exige atenção para não ter sabores acentuados.
Especificamente os da uva garnacha são uma excelente opção, uma vez que os rótulos produzidos com essa casta apresentam boa acidez — limpando a gordura do hambúrguer — e notas de especiarias, que combinam com os condimentos utilizados para temperar a carne.
Outra uva tinta que gera vinhos mais robustos e com aromas de especiarias é a shiraz. Para hambúrgueres à base de carne magras, os vinhos desta casta também são indicados.
Se você prefere rótulos brancos, o ideal é apostar em vinhos com acidez acentuada e harmonizá-los com hambúrgueres à base de frango e queijos leves, como a muçarela.
Vinho para harmonizar com hambúrguer + receitas
Agora que você já sabe o que combina com hambúrguer, confira receitas e nossas sugestões de harmonização a seguir!
Cheeseburguer
O hambúrguer é um alimento suculento, gorduroso e com um sabor forte. Quando combinado ao queijo, ele traz no paladar ainda mais untuosidade. Para harmonizar com esse sanduíche, escolha vinhos com boa presença de taninos, como é o caso dos tintos cabernet sauvignon, merlot e shiraz/syrah.
Por isso, nossa dica é o shiraz da Casa Geraldo, vinho produzido no sul de Minas Gerais. As uvas passam por amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês, evidenciando taninos e aromas de especiarias. No nariz, também é possível sentir aromas de frutas pretas. Já no paladar, possui ótima intensidade para combinar com o clássico cheeseburguer.
Um cheeseburguer bem-feito é uma das receitas simples que conquistam pelo sabor e pela textura. Carne suculenta, queijo derretido, pão levemente tostado e acompanhamentos bem escolhidos formam a combinação perfeita para qualquer ocasião. Confira o modo de preparo!
Cheeseburguer
Ingredients
- 150 g de carne moída preferencialmente acém ou fraldinha com um pouco de gordura
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 fatias de queijo cheddar
- 1 pão de hambúrguer
- 1 colher sopa de manteiga (para tostar os pães)
- 2 colheres sopa de maionese (opcional)
Instructions
- Molde a carne moída em formato de hambúrguer, sem apertar demais.
- Tempere cada lado com sal e pimenta-do-reino na hora de levar à frigideira.
- Aqueça uma frigideira em fogo alto e grelhe os hambúrgueres por 2 a 3 minutos de cada lado.
- Nos últimos 30 segundos, coloque uma fatia de queijo sobre cada hambúrguer e tampe para derreter.
- Corte os pães ao meio e toste-os com manteiga na frigideira.
- Monte o sanduíche: base do pão, maionese (opcional), hambúrguer com queijo e a parte de cima do pão.
Hambúrguer com bacon e/ou barbecue
Neste caso, os acompanhamentos trarão maior complexidade para o hambúrguer. Isso porque tanto o bacon quanto o barbecue trazem notas de defumação, que podem exigir um tinto mais potente.
Os vinhos da uva syrah/shiraz, muitas vezes, trazem aromas de fumaça e especiarias que combinam bem com esse tipo de hambúrguer. Assim como os rótulos elaborados com carménère, que exige um sabor à altura do prato, sem ultrapassar um ou outro.
Nossa recomendação é um chileno elaborado com carménère, casta típica do país. Elaborado pela vinícola Santa Rita, o Colección Privada possui aromas de frutas pretas maduras e especiarias, com paladar leve, equilibrado e fácil de beber, excelente para acompanhar um hambúrguer com bacon.
Para quem gosta de um hambúrguer marcante, o bacon crocante é o toque perfeito. Ele traz textura, intensidade e um sabor defumado irresistível. Aprenda como fazer!
Hambúrguer com bacon e/ou barbecue
Ingredients
- 150 g de carne moída fraldinha ou blend com 20% de gordura
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 fatias de bacon
- 2 fatias de queijo cheddar
- 1 pão de hambúrguer
Instructions
- Modele o hambúrguer com a carne moída, sem pressionar demais.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino na hora de grelhar.
- Frite as fatias de bacon em uma frigideira até ficarem bem douradas e crocantes. Reserve.
- Na mesma frigideira, grelhe o hambúrguer por 2 a 3 minutos de cada lado.
- Coloque o queijo sobre os hambúrgueres nos segundos finais para derreter.
- Toste os pães com manteiga, virados para baixo na frigideira.
- Monte o hambúrguer: base do pão, maionese ou barbecue, hambúrguer com queijo, fatias de bacon e a tampa do pão.
Hambúrguer com cebola caramelizada
A cebola caramelizada, naturalmente, ocasiona um contraponto ao sal presente no hambúrguer, formando um sabor agridoce. Será necessário, portanto, um vinho que possa combinar bem com essa característica.
Para isso, os vinhos merlot são recomendados; não são tão leves quanto um pinot noir, mas nem tão intensos como um malbec. Esse tinto médio também pode ser encontrado em rótulos elaborados com zinfandel e tempranillo. A característica principal é a versatilidade.
E nossa sugestão é o chileno produzido pelo vinícola La Junta: o Amigo Perro Merlot. Um rótulo que tem como premissa unir as pessoas e apreciar de forma descontraída — e nada melhor que aproveitar numa noite de hambúrgueres.
O vinho conta com aromas de frutas pretas maduras e especiarias doces, provenientes do amadurecimento em carvalho. No paladar, é jovem, equilibrado, com corpo médio e ótima intensidade para acompanhar o hambúrguer com o toque adocicado da cebola caramelizada.
O hambúrguer com cebola caramelizada dá um toque sofisticado, contrastando o agridoce com a carne suculenta e o salgado do queijo. Certamente, o ingrediente transforma o prato em um sanduíche de muita personalidade. Confira como fazer!
Hambúrguer com cebola caramelizada
Ingredients
- 150 g de carne moída blend com cerca de 20% de gordura
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 fatia de queijo prato
- 1 pão de hambúrguer
- 2 colheres sopa de manteiga
- 1 cebola roxa grande cortada em fatias finas
- 1 colher chá de açúcar mascavo
- 1 colher chá de vinagre balsâmico (opcional)
Instructions
- Comece pela cebola caramelizada: em fogo médio, derreta uma colher de manteiga em uma frigideira e adicione as fatias de cebola com uma pitada de sal.
- Cozinhe lentamente por cerca de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando.
- Quando estiverem douradas e macias, adicione o açúcar mascavo e o vinagre balsâmico (opcional). Cozinhe por mais 2 minutos até reduzir. Reserve.
- Modele os hambúrgueres com a carne moída, tempere com sal e pimenta-do-reino na hora de grelhar.
- Grelhe por 2 a 3 minutos de cada lado em fogo alto. Ao final, adicione o queijo e tampe para derreter.
- Corte o pão ao meio e toste com manteiga na frigideira.
- Monte o hambúrguer: base do pão, hambúrguer com queijo, cebola caramelizada por cima e feche com a outra metade do pão.
Hambúrguer com cogumelos
Os cogumelos, como shitake, shimeji e eryngui, são um excelente acompanhamento para hambúrguer. Por terem o sabor mais mineral, geram um contraste interessante em relação à gordura presente na carne.
Nesse caso, é preciso harmonizar com vinhos que combinam com este ingrediente. Uma das ligações mais clássicas com os cogumelos é o pinot noir. A uva tem sabor delicado que origina vinhos leves a médios e não vai sobrecarregar o hambúrguer.
Nossa sugestão da harmonização de vinho com hambúrguer é o Montgras Estate, um pinot noir chileno que apresenta corpo leve e é fácil de beber. Suas notas de frutas vermelhas maduras combinam muito bem com os cogumelos e é um rótulo ideal para brindar em todos os momentos.
O hambúrguer com cogumelos é uma escolha certeira para quem busca um sabor mais intenso e elegante. Os cogumelos salteados acrescentam um toque terroso e umami ao sanduíche, equilibrando perfeitamente com os outros ingredientes. Veja a receita!
Hambúrguer com cogumelos
Ingredients
- 150 g de carne moída preferencialmente fraldinha
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 fatia de queijo muçarela
- 1 pão de hambúrguer
- 2 fatias de tomates
- 1 folha de alface
- 1 xícara de cogumelos frescos fatiados shiitake, shimeji ou champignon
- 1 colher sopa de azeite de oliva
- 1 colher sopa de manteiga
- 1 dente de alho picado
- 1 colher chá de molho shoyu (opcional)
Instructions
- Em uma frigideira, aqueça o azeite e a manteiga. Refogue o alho até dourar levemente.
- Adicione os cogumelos e refogue por 5 a 8 minutos, até ficarem dourados e macios. Tempere com sal, pimenta e, se quiser, um toque de shoyu. Reserve.
- Modele o hambúrguer e tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Grelhe em frigideira quente por 2 a 3 minutos de cada lado.
- Coloque o queijo nos segundos finais e tampe para derreter.
- Corte o pão e monte o sanduíche: base do pão, hambúrguer com queijo, cogumelos salteados por cima, tomate, alface e feche com a tampa do pão.
Hambúrguer de frango
Quando feito de carne de frango, o hambúrguer tem um sabor mais suave, com menos gordura. Harmonizar com um vinho tinto pode não ser a melhor opção, pois a presença dos taninos deve passar por cima do sabor da carne.
Alguns tintos mais leves, como o pinot noir, geram uma boa harmonização, mas recomenda-se escolher um vinho branco chardonnay ou chenin blanc, uma vez que é fresco, aromático e não se sobrepõe ao sabor do frango.
Por isso, nossa sugestão é o chardonnay da vinícola Jean Bouchard, produzido na Borgonha. Os solos da região são compostos de argila e calcário, proporcionando ao vinho notas minerais e cítricas. A bebida traz refrescância e mineralidade, com notas frutadas e ótima persistência no paladar. É ideal para acompanhar pratos com carne de frango grelhada como o hambúrguer.
Preparado com peito de frango temperado e grelhado, este hambúrguer é perfeito para quem busca uma refeição mais leve, mas sem abrir mão de um ótimo sabor. Veja como fazer!
Hambúrguer de frango
Ingredients
- 150 g de peito de frango moído
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 dente de alho picado
- 1 colher chá de mostarda (opcional)
- 1 colher chá de azeite de oliva
- 1 pão de hambúrguer
- 1 folha de alface
- 1 fatia de tomate
- 2 fatias finas de cebola roxa
- Picles opcional
Instructions
- Em uma tigela, misture o peito de frango moído com o alho picado, mostarda, sal e pimenta-do-reino.
- Modele a mistura em dois hambúrgueres.
- Aqueça uma frigideira com azeite de oliva e grelhe os hambúrgueres por 3 a 4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados e cozidos por dentro.
- Corte os pães ao meio e toste-os levemente na frigideira.
- Monte o hambúrguer: coloque alface na base do pão, adicione o hambúrguer de frango, o tomate, os picles (opcional) a cebola roxa e cubra com a tampa do pão.
Hambúrguer com gorgonzola e rúcula
O hambúrguer de gorgonzola com rúcula é uma ótima pedida para quem gosta de sabores intensos. A picância e o perfil salgado do queijo pedem por um espumante francês, como o Blanc De Blancs Brut.
Produzido na região de Tournan En Brie, a bebida é elaborada com a casta ugni blanc e possui borbulhas contínuas e duradouras. É uma bebida leve e ideal para brindas momentos especiais. Combina com sushi, sashimi, ostras com limão siciliano, rolinho primavera e risoto de aspargos.
A combinação do queijo gorgonzola com a rúcula em um hambúrguer cria uma mistura de sabores sofisticados e deliciosos. Uma receita simples, mas que vai impressionar seus convidados!
Hambúrguer com gorgonzola e rúcula
Ingredients
- 150 g de carne moída preferencialmente acém ou fraldinha com um pouco de gordura
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 fatia generosa de queijo gorgonzola
- 1 pão de hambúrguer
- 1 xícara chá de rúcula fresca
- 1 colher sopa de maionese (opcional)
- 1 fatia de tomate opcional
Instructions
- Modele a carne moída em um hambúrguer, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Aqueça uma frigideira ou chapa em fogo médio-alto e grelhe por 3 a 4 minutos de cada lado, até ficarem bem dourados.
- Nos últimos 30 segundos, adicione o gorgonzola sobre os hambúrgueres para que derretam levemente.
- Lave e seque a rúcula.
- Monte o hambúrguer: passe maionese (se preferir) no pão, coloque a rúcula fresca, adicione o hambúrguer com gorgonzola derretido e, se quiser, uma fatia de tomate.
Hambúrguer com queijo cheddar
O cheddar é um queijo mais cremoso e de coloração amarela, muito utilizado em hambúrgueres. Na hora de harmonizá-lo com um vinho, vale a pena investir em tintos cabernet sauvignon e, por isso, nossa sugestão é o rótulo Gran Reserva Limited Reserva, da chilena Montgras.
O líquido passa 10 meses em barrica de carvalho, resultando em um vinho mais envolvente e estruturado, com aromas e sabores de frutas pretas e notas complexas de especiarias.
O hambúrguer com queijo cheddar é uma excelente combinação de sabores intensos e cremosos, perfeito para um almoço rápido ou um jantar descontraído. Ideal para ser acompanhado de batatas fritas e uma boa taça de vinho. Veja como fazer!
Hambúrguer com queijo cheddar
Ingredients
- 125 g de carne moída preferencialmente fraldinha
- 1 pão de hambúrguer com gergelim
- 2 fatias de queijo cheddar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher sopa de azeite de oliva (para grelhar)
- Alface e tomate opcional, para montagem
Instructions
- Modele a carne moída em formato de hambúrguer. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Aqueça uma frigideira com o azeite de oliva em fogo médio-alto.
- Grelhe os hambúrgueres por 4 a 5 minutos de cada lado ou até atingir o ponto desejado.
- Nos últimos minutos, coloque as fatias de queijo cheddar sobre o hambúrguer para derreter.
- Monte os hambúrgueres: coloque o hambúrguer com queijo no pão e adicione alface e tomate, se desejar.
Hambúrguer de grão-de-bico
Para quem é vegetariano ou deseja experimentar uma receita com hambúrguer diferente, que tal prepará-lo com grão-de-bico? O ingrediente é superversátil, rico em proteínas e não decepciona quando o assunto é sabor!
Para a harmonização, aposte em vinhos brancos. Nossa sugestão é o australiano The Accomplice, blend das castas sémillon e sauvignon blanc, da vinícola De Bortoli. O rótulo é leve, aromático com notas vibrantes de frutas cítricas e toque herbáceo. No paladar, é equilibrado, com acidez refrescante e ataque doce, muito agradável de apreciar.
O hambúrguer de grão-de-bico é uma opção deliciosa, perfeita para quem busca uma alternativa vegetariana ao tradicional hambúrguer de carne. Feito com grão-de-bico, temperos e especiarias, pode ser servido em um pão macio com os acompanhamentos que mais gostar. Veja como fazer!
Hambúrguer de grão-de-bico
Ingredients
- 2 xícaras chá de grão-de-bico cozido e amassado
- 1/2 xícara chá de cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara chá de farinha de aveia (ou farinha de rosca)
- 1 colher sopa de azeite de oliva
- 1 colher chá de cominho em pó
- 1/2 colher chá de pimenta-do-reino
- 1/4 de colher chá de cúrcuma (opcional)
- Sal a gosto
- 1 ovo opcional, para dar liga
- Pães de hambúrguer
- Alface tomate e molho a gosto (para montar)
Instructions
- Em um processador de alimentos, bata o grão-de-bico cozido até formar uma pasta.
- Transfira a pasta para uma tigela grande e adicione a cebola picada, o alho, o cominho, a pimenta-do-reino, a cúrcuma e o sal.
- Misture bem os ingredientes e adicione a farinha para dar consistência.
- Se necessário, adicione o ovo para ajudar a dar liga à massa.
- Modele a massa em hambúrgueres, formando 4 unidades do tamanho desejado.
- Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente em fogo médio.
- Grelhe os hambúrgueres por 3-4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados e firmes.
- Enquanto os hambúrgueres cozinham, toste os pães na frigideira ou no forno.
- Monte os hambúrgueres: coloque o hambúrguer de grão-de-bico no pão, adicione alface, tomate e molho de sua preferência.
A combinação de hambúrguer e vinho é uma experiência gastronômica interessante e cheia de possibilidades. As sugestões apresentadas mostram como diferentes tipos podem ser harmonizados com vinhos que realçam e equilibram seus sabores.
Gostou das combinações e quer saber quais rótulos são ideais para acompanhar pratos específicos? Então, clique na imagem abaixo e confira no divvino.com.br!

Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!