
Vinhos menos calóricos: conheça rótulos mais saudáveis!
Quem gosta de vinho sabe que cada taça é prazerosa, mas nem sempre queremos nos preocupar com as calorias que podem acompanhar a bebida. Se você está em busca de uma opção mais leve para o seu paladar e para o seu corpo, escolher um vinho menos calórico pode ser uma excelente alternativa. Afinal, não é preciso abrir mão do prazer de saborear um bom vinho para manter uma dieta equilibrada.
Neste artigo, vamos explicar o que torna um vinho menos calórico e como escolher a melhor opção para o seu gosto. Além disso, sugerimos sete opções para você provar e aproveitar sem preocupações. Boa leitura!
O que é um vinho de baixa caloria?
Quando falamos sobre vinhos com menos calorias, nos referimos a rótulos que apresentam um conteúdo calórico inferior ao dos convencionais. De maneira geral, o número de calorias em um vinho está diretamente relacionado à quantidade de álcool e açúcar residual presente na uva) presentes na bebida. Quanto maior a concentração desses elementos, maior será o número de calorias.
Esses vinhos são ideais para quem busca uma opção mais leve, seja para controlar a ingestão calórica no dia a dia ou simplesmente para desfrutar de uma taça sem se preocupar tanto com os efeitos.
O que faz um vinho ser menos calórico?
Um vinho de baixa caloria é aquele que, por seu processo de produção ou tipo de uva utilizada, apresenta teor alcoólico mais baixo ou fermentação que resulta em menor quantidade de açúcar residual.
O álcool é a principal fonte de calorias no vinho. Cada grama de álcool contém cerca de 7 calorias. Portanto, vinhos com maior teor alcoólico tendem a ser mais calóricos. Por exemplo, um vinho com 14% de álcool terá mais calorias do que um com 10% de álcool.
Durante o processo de fermentação, as leveduras consomem os açúcares presentes nas uvas, transformando-os em álcool. No entanto, alguns vinhos, especialmente os mais doces ou com maior grau de fermentação interrompido, retêm uma maior quantidade de açúcar residual. Isso também contribui significativamente para o número de calorias, já que cada grama de açúcar tem cerca de 4 calorias.
Por que bebidas alcoólicas com menos calorias estão em alta?
De acordo com estudos realizados pela IWSR Drinks Market Analysis, houve um aumento de 38 milhões para 61 milhões de compradores de bebidas com baixo teor alcoólico nos 10 principais mercados entre 2022 e 2024.
O perfil é de um público mais jovem e que consome em maior quantidade e frequência. Entre os fatores por essa escolha está na moderação na ingestão de álcool, sabor, disponibilidade e marca.
A pesquisa também sugere Estados Unidos e Brasil como emergentes neste mercado em crescimento. A projeção é a taxa de crescimento anual composta seja de +10% entre 2024 e 2028.

Quando o assunto é vinho e saúde, rótulos de baixa caloria e teor alcoólico ganham cada vez mais destaque.
Há várias razões que justificam essa crescente popularidade das bebidas pouco calóricas. Em primeiro lugar, muitas pessoas estão preocupadas com a saúde e o bem-estar, e estão buscando formas de reduzir a ingestão de calorias e álcool sem abrir mão de momentos prazerosos, como desfrutar de uma taça de vinho. Essa preocupação tem levado a um maior interesse em alternativas mais saudáveis.
Qual vinho tem menos calorias: tinto, branco ou rosé?
Escolher o vinho com menos calorias trata-se de uma questão de estilo e método de produção. Em linhas gerais, os vinhos brancos secos tendem a ser os que apresentam menor quantidade de calorias, seguidos pelos vinhos rosés e, por último, os tintos.
Vinhos brancos secos são frequentemente os mais leves em termos de calorias, por possuírem menos teor alcoólico e, muitas vezes, menos açúcar residual, pois a fermentação é mais completa.
Os vinhos rosés possuem características semelhantes aos vinhos brancos, mas são feitos com uvas tintas, e o contato com as cascas durante o processo de vinificação é menor, o que resulta na cor mais clara. Por isso, tendem a estar entre os brancos e os tintos quanto às calorias.
Em média, os tintos são mais calóricos. O processo de fermentação retém mais compostos presentes nas cascas das uvas, o que confere cor, taninos e um sabor mais robusto, mas também contribui para um maior teor calórico.

Vinho branco é menos calórico que rosés e tintos.
Vinho é menos calórico que cerveja?
A comparação entre o conteúdo calórico do vinho e da cerveja depende de vários fatores, incluindo o tipo específico da bebida que está sendo consumida. De maneira geral, o vinho tende a ser mais calórico do que a cerveja se considerar o volume similar.
Se a quantidade consumida for maior, a cerveja pode acabar oferecendo nível calórico similar ou até superior ao vinho, especialmente se for uma cerveja regular (com teor alcoólico entre 4% e 6%, produzida com malte de cevada, lúpulo, água e levedura).
Existem cervejas lights ou sem álcool que possuem menos calorias do que a maioria dos vinhos. Por isso, a chave está no tipo de bebida e na quantidade consumida.
Por que algumas regiões produzem mais vinhos com menos calorias do que outras?
A produção de vinhos com menos calorias não é uma característica exclusiva de uma região, mas, sim, um reflexo de vários fatores que envolvem a variedade de uvas, o clima e o processo de vinificação adotados pelos vinicultores.
No entanto, algumas regiões tendem a produzir vinhos com menos calorias devido a uma combinação desses fatores. Vamos entender por que isso acontece.
Variedade de uvas
Uvas mais com maior acidez (como sauvignon blanc e pinot noir) tendem a resultar em vinhos com menos açúcar residual e, portanto, com menos calorias, enquanto uvas com maior açúcar residual (como zinfandel e moscato) geram vinhos mais calóricos.
Clima
Regiões quentes (como Califórnia) produzem uvas com mais açúcar, resultando em vinhos mais calóricos. Já locais frios (como Borgonha) produzem uvas com menor teor de açúcar, resultando em um vinho menos calórico.
Práticas de vinificação
Vinhos secos realizam fermentação completa e têm menos açúcar residual e, portanto, menos calorias. Vinhos doces ou fortificados devido ao seu processo s, o que os torna mais calóricos.
Regiões produtoras de vinhos com menos calorias
Regiões frias, como o Vale do Loire (França) e o Sul da Alemanha, são conhecidas por produzir vinhos mais secos e com menor teor alcoólico. Vinhos mediterrâneos, como os da Itália e Espanha, também têm tendência a serem mais leves e menos calóricos.
Benefícios dos vinhos de baixa caloria e teor alcóolico
Os vinhos de baixa caloria e teor alcóolico trazem diversos benefício. Primeiramente, eles são uma opção mais leve e refrescante para momentos de descontração. Muitas pessoas preferem bebidas menos alcoólicas para apreciar com amigos ou mesmo sozinhas, sem abrir mão do prazer de saborear um vinho.
Além disso, são uma escolha inteligente para eventos sociais, nos quais é possível aproveitar a companhia das pessoas sem se preocupar tanto com o valor calórico da taça consumida. Isso permite que você desfrute dos momentos especiais, mantendo um equilíbrio saudável em sua rotina.
Vinhos pouco calóricos no Divvino
Se você chegou até aqui e está se perguntando “qual vinho é menos calórico?”, a seguir, vamos apresentar sete opções disponível no divvino.com.br para você escolher!
1. Casillero Del Diablo Belight Sauvignon Blanc
Com apenas 52 calorias por taça, este varietal sauvignon blanc traz aromas de frutas e flores, além de um paladar refrescante. Uma ótima opção para momentos de descontração ou para harmonizar com carnes brancas grelhadas, peixes e frutos do mar, risoto de queijos, aperitivos e sobremesas
2. Casillero Del Diablo Belight Rosé
Com 8,5% de graduação alcoólica e 58 calorias por taça, este rosé revela aromas de frutas vermelhas, como amora e morango, notas florais e acidez refrescante no paladar. Uma ótima escolha para acompanhar salmão grelhado, frutos do mar, risoto de frutas vermelhas, mousse de morango e aperitivos.
3. Montgras Early Harvest Sauvignon Blanc
Com apenas 8% de teor alcoólico, o Early Harvest apresenta o frescor e o aroma da uva sauvignon blanc com a antecipação da colheita. O vinho branco apresenta baixa caloria e é elaborado pela vinícola chilena Montgras, que conta com certificação B-Corp, com rótulos veganos e sustentáveis.
O rótulo é leve, com notas de frutas cítricas, como toranja e lima, ideal para harmonizar com pratos da culinária japonesa, como sushis e sashimis, além de entradas e antepastos.
4. Montgras Early Harvest Rosé
Outro vinho com menos caloria da Montgras é o Early Harvest Rosé, elaborado com um blend de grenache e syrah. O rótulo apresenta 8% de graduação alcoólica, baixa caloria em cada taça, leveza e frescor no sabor, além de aroma de frutas vermelhas frescas e notas florais. Acompanha muito bem saladas, salmão grelhado e pratos da culinária japonesa.
Também pode ser servido durante um piquenique ou em momentos despretensiosos, já que a tampa em rosca facilita a abertura.
5. Lufa Lufa Branco
Outro vinho de baixa caloria é o português Lufa Lufa, elaborado com um blend de castas brancas: chardonnay, macabeo e sauvignon blanc. Produzido pela vinícola AJF, apresenta cor citrino vibrante, aromas de frutas brancas, boa acidez e frescor. Bem equilibrado, harmoniza bem com mariscos, peixes e comida asiática.
6. Lufa Lufa Rosé
A AJF também conta com uma versão do Lufa Lufa rosé, com baixa caloria. É elaborado com um blend de aragonês, cabernet sauvignon e merlot. Sua cor é rosada e pouco intensa, com aroma frutado e elegante, além de sabor leve, fresco, boa acidez e resistência. É bem interessante para acompanhar saladas e carnes brancas.
7. Gazela Vinho Verde
Outra opção interessante para quem busca um vinho menos calórico é o Gazela, um vinho branco produzido com blend de azal, loureiro e trajadura, da região portuguesa de Vinhos Verdes.
Com apenas 9% de teor alcoólico, é leve, refrescante, descomprometido, com aroma de frutas tropicais e leve efervescência, que proporciona um realce dos sabores. Harmonize o rótulo com peixes, frutos do mar, risotos de shimeji e castanhas, além de saladas e canapés de salmão.
Agora que você sabe o que são vinhos menos calóricos e como escolher a opção ideal para seu gosto, que tal explorar novas opções e dar aquele toque especial ao seu próximo momento de degustação? Os vinhos mais leves e secos são perfeitos para quem deseja cuidar da alimentação sem abrir mão de uma experiência deliciosa.
Para facilitar sua escolha, no divvino.com.br, você encontra uma seleção de vinhos incríveis nacionais e internacionais, incluindo opções de rótulos com menos calorias. Clique na imagem abaixo e confira!

Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!